Oi!

Adoro receber amigos!















José Saramago - estamos órfão do saber

Na cultura indígena não há chora quando um jovem índio morre, chora-se quando um morre um velho índio. A explicação para esse fato é que eles acreditam que um velho índio morrendo, leva consigo aprendizagem de um vida, são anos de vivência e de conhecimento que estará perdido. Uma jovem vida não aprendeu o suficiente, e partindo cedo, simplesmente deixou de aprender sobre o mundo, sobre a vida.
Hoje o mundo chora como os índios, pois uma dos maiores escritores acaba de partir, levando consigo tanto conhecimento, tantos ensinamentos e tantas palavras que deveriam ser ditas e escritas. José Saramago enfrentou o mundo para transmitir saberes, para dizer o que pensava, foi julgado, foi mal interpretado... mas cumpriu o papel de índio guerreiro e compartilhou sua visão de mundo com todos apaixonados pela leitura.
Não há palavras para mensurar sua falta no presente, nem palavras que descrevam o que essa falta causará no futuro.
Hoje o mundo ficou órfão do saber.



2 Comentários:

Anônimo disse...

vai deixar saudades

Vinny disse...

pena que as pessoas não tenham o conhecimento para dicernir entre o que é útil e o que é superfluo. mas estamos na luta para mostrar que embora do outro lado, os que por aqui passaram deixaram algo.

Páginas

Seguidores